Sobre nós

Uma história de
Irmã Verônica Sawczuk

Escola Irmã Verônica

A Escola Irmã Verônica é uma instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos Iniciais, que iniciará suas atividades em 2024. Esta nova escola foi criada por um grupo de educadores que se inspiraram na notável trajetória de Irmã Verônica Sawtczuk, dedicada à educação e ao amor ao próximo.

Irmã Veronica Sawtczuk: Uma Vida de Dedicação

Irmã Veronica Sawtczuk dedicou sua vida à Congregação das Filhas da Caridade e à comunidade de Porecatu. Nascida em 1928 em Campo Comprido, Paraná, ingressou na Congregação em 1946 em Curitiba. Formou-se em Economia Doméstica pela Escola Superior de Auxiliares Sociais.

Chegou em Porecatu pela primeira vez em 26 de outubro de 1973, permanecendo até 6 de março de 1980. Nesse período, além de fazer parte da Comunidade das Irmãs na Escola Santa Luiza, atuou como catequista e na Pastoral da Criança. Também trabalhou no Serviço de Obras Sociais SOS, ajudando a população carente do município.

Após 11 anos fora, Irmã Veronica retornou à cidade em 12 de fevereiro de 1991, dando continuidade à sua missão junto aos pobres e necessitados. Foi cognominada de “Operosa Apóstola do Social” pelo Padre Manoel Joaquim, em reconhecimento à sua humilde e constante atuação por mais de 50 anos.

O Legado de Irmã Verônica

Seu trabalho voluntário e incansável com os menos favorecidos de Porecatu foi fundamental para o desenvolvimento social da cidade. Por isso, em 8 de novembro de 2006, Irmã Veronica recebeu o título de Cidadã Honorária, por meio da Lei Municipal no 1234/06.

Além de marcar a história da Escola Vicentina Santa Luiza com sua presença como religiosa, Irmã Veronica deixou um importante legado de solidariedade e entrega à comunidade local. Sua vida e obra, pautadas na espiritualidade e nos valores vicentinos, permanecem como exemplo às gerações futuras.

Após décadas dedicando seus dons ao próximo com amor, em especial aos mais pobres, Irmã Veronica faleceu em 26 de dezembro de 2007. Mas seu trabalho continua vivo na memória dos moradores de Porecatu, principalmente naqueles que tiveram a oportunidade de conviver e aprender com esta admirável mulher.

A Escola Irmã Verônica é uma homenagem à sua incrível vida e obra, comprometida com a educação e o serviço à comunidade.

Missão

Proporcionar uma educação integral de excelência, que desenvolva todas as potencialidades dos estudantes e os prepare para os desafios do mundo contemporâneo. Almejamos formar indivíduos autônomos, críticos e criativos, capazes de transformar a realidade com ética, empatia e sustentabilidade.

Visão

Ser referência em educação humanista, inclusiva e transformadora, formando cidadãos conscientes, éticos e comprometidos em construir uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

Valores

• Empatia – Compreender o outro em sua essência, colocando-se no lugar do próximo.
  • Afetividade – Expressar sentimentos positivos que geram vínculos e promovem o bem-estar coletivo.
  • Espiritualidade – Cultivar a fé, a esperança e o amor ao Divino presente em toda criatura.
  • Sustentabilidade – Agir com responsabilidade ambiental e social, visando o bem das futuras gerações.
  • Responsabilidade – Assumir as consequências de seus atos, cumprindo seus deveres com seriedade.
  • Respeito – Reconhecer o valor inerente de cada pessoa e tratar a todos com consideração.
  • Amor – Dedicar-se ao próximo e ao bem comum com compaixão e bondade.